Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Biblioteca Setorial do Campus de Sousa

Acessos: 10146

 

Informações Gerais

A Biblioteca de Sousa, situada na BR 230, Campus II do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS, integra o SISTEMOTECA da Universidade Federal de Campina Grande. Fazem parte do SISTEMOTECA: a Biblioteca Central, a do CCBS e a do HUAC em Campina Grande e as Bibliotecas dos campi de Cajazeiras, Cuité, Sousa, Patos, Pombal e Sumé. Está subordinada administrativamente à Direção do CCJS e tecnicamente à Biblioteca Central. O funcionamento da biblioteca é regido pelo Regulamento do Sistema de Bibliotecas da UFCG disponível em: http://www.ufcg.edu.br/~costa/resolucoes/res_12092008.pdf.

A Direção da Biblioteca de Sousa fica a cargo de um profissional Bibliotecário-Documentalista devidamente registrado no Conselho Regional de Biblioteconomia. Ficando sob sua responsabilidade o processamento técnico do acervo e a administração da biblioteca.

O software usado na informatização da biblioteca é o AUSLIB II (Sistema de Automação de Bibliotecas da UFCG), que está disponível em: https://acervo.biblioteca.ufcg.edu.br/. Nesse sistema é usado o formato bibliográfico MARC. Estão disponíveis os módulos de catalogação, emissão de etiquetas e pesquisa pública possibilitando a busca por autor, título e assunto. O empréstimo informatizado está previsto para o início de 2015.

A biblioteca dispõe também de um Repositório Institucional, disponível em: http://10.10.4.13/jspui:8080, para armazenar os TCC’s dos estudantes e a produção dos professores e servidores técnico-administrativos.

Como forma de participar das novas mídias digitais e melhorar a interação com a comunidade acadêmica a Biblioteca está presente na rede social Facebook, disponível em: http://www.facebook.com/ccjsbiblioteca, canal onde o usuário pode obter informações acerca dos serviços oferecidos, acessar a lista de reserva livros, ver informativos e comunicados da biblioteca, solicitar a confecção da ficha catalográfica, sugerir, elogiar e criticar.

No período 2013.2, com a entrada de uma estudante com deficiência visual, iniciou-se o processo de digitalização de capítulos de livros do curso de Serviço Social para adaptar o acervo às necessidades da aluna.

Serviços disponibilizados pela biblioteca:
    Orientação aos usuários no uso dos serviços;
    Empréstimo domiciliar;
    Empréstimo entre bibliotecas;
    Reserva de livros;
    Elaboração de ficha catalográfica;
    Acesso ao portal de periódicos da CAPES;
    COMUT;
    Orientação para normalização de trabalhos acadêmicos e referências bibliográficas;
    Digitalização de capítulos de periódicos e envio por e-mail;
    Digitalização de capítulos de livros para pessoas com deficiência visual;
    Acesso ao Repositório de artigos, monografias, dissertações e teses.

Horário de funcionamento
• De segunda à sexta-feira, em horário ininterrupto das 07h às 22h00h.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página