Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

Periódicos

  • Publicado: Sexta, 20 de Março de 2020, 09h52
  • Última atualização em Quarta, 28 de Julho de 2021, 17h53
  • Acessos: 10462

Você conhece o Portal de Periódicos da CAPES?

periodicos 1

Sabe como acessar?

A forma mais tradicional para explorar as ferramentas do Portal de Periódicos CAPES é diretamente no campus, com reconhecimento de IP (Internet Protocol). Entretanto, no período de pandemia, quando o distanciamento social se fez necessário, a procura pelo acesso remoto aumentou. Simultaneamente, cresceu também o volume de dúvidas sobre a Comunidade Acadêmica Federada (CAFe).

Provida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a CAFe. permite que usuários utilizem login e senha institucionais para diversos serviços – entre eles, é possível acessar de forma remota o conteúdo assinado do Portal de Periódicos. 

 

 

Vamos conhecer as formas de acesso?

1 - Estando nas dependências da UFCG  

Caso esteja conectado à rede da instituição, o acesso é livre e pode ser realizado sem a necessidade de um login e senha.

 

2 - Não estando na rede UFCG

 

 

Caso esteja fora da rede de domínio da Universidade Federal de Campina Grande (em casaem viagensdurante uma pesquisa de campo...). É possível acessar por meio da CAFe.

O que é a CAFe?

A CAFe é a Comunidade Acadêmica Federada que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras estabelecendo uma relação de confiança entre instituições participantes que permite que o usuário de uma instituição participante se autentique a partir de sua instituição de origem, que garante a autenticidade e credibilidade de seu usuário.

 

Como posso acessar?

Acesse o Portal de Periódicos da Capes e siga os seguintes passos para se autenticar:

 

  Clique emACESSO CAFEna parte superior da página;

tela CAFe1

 

  Após a abertura da tela, clique para abrir a lista de instituições. Selecione a instituição UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE e clique em enviar.

tela CAFe2

 

 

num 3  Será exibida uma página com a logomarca da UFCG solicitando Login e Senha.

tela CAFe3

 

 Para acessar o portal utilize nos campos Login e Senha, as mesmas informações para acesso ao PSI - Portal de Sistemas Integrados.

Você será redirecionado para o Portal de Periódicos e estará apto a usá-lo remotamente, com acesso liberado ao conteúdo disponível para a instituição. 

 

 

 

Manual 

Veja também o manual de acesso que lhe permitirá:

  • Verificar as modalidades de acesso;
  • Opções de busca;
    • base, livros, periódicos, assuntos;
  • Meu espaço;
  • Suporte;
  • Treinamento;
  • Aplicativo .periódicos;
  • Notícias;
  • Institucional.

Link para o manual: Manual de acesso Periódicos

 

 

Treinamentos

 A Capes oferece, gratuitamente, treinamentos online no uso do Portal de Periódicos a todos os usuários de graduação e pós-graduação das instituições participantes. Os treinamentos são realizados todos os dias, em turnos diferentes, e oferecidos por área do conhecimento. São várias possibilidades à disposição dos usuários do Portal! Além de aprender sobre os tipos de busca e outros serviços disponíveis, os participantes assistem aos treinamentos ministrados por representantes das editoras e sociedades científicas com as quais a Capes assina os conteúdos.

Link com o calendário de treinamentos: Treinamentos Periódicos Capes

registrado em:
Assunto(s): periódicos
Fim do conteúdo da página